Pode-se dizer que, na atualidade, uma das pesquisas mais frequentes e recorrentes que podemos observar em meio a toda internet é referente a como abrir uma franquia, mostrando assim que, o sistema de franquias se tornou um verdadeiro sucesso, sendo uma grande tendência para todos os empreendedores que realmente desejam iniciar o seu negócio com maior prosperidade e sucesso, e para isso, estão dispostos a investir valores maiores.
Tendo isso em mente, nós da equipe To Go Congelados resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações relacionadas a como abrir uma franquia, algo que poderá ser observado no decorrer do artigo a seguir, portanto, busque se atentar ao máximo no mesmo.
Mas afinal, o que é uma franquia?
Bom, antes de tudo é fundamental falarmos sobre a definição de uma franquia, para que assim, você possa desenvolver uma ampla e sólida base de conhecimentos referentes ao assunto, e consequentemente, possa se aprofundar no mesmo com maior facilidade, deixando o risco de desenvolver maiores dúvidas e questionamentos completamente para trás.
Uma franquia pode ser definida através do sistema de franquias, o qual busca estabelecer uma relação direta entre empresas, marcas e estabelecimentos que já estão presentes e apresentam certa popularidade no mercado e os empreendedores que estão em busca de iniciar o seu próprio negócio.
Sabemos como o início de qualquer negócio dentro do mercado é uma das fases mais complicadas e difíceis, e por conta disso, o sistema de franquias foi criado, possibilitando que os empreendedores comprem o direito de utilizar o nome de uma determinada marca e a venda de seus produtos e serviços, tendo uma maior relevância no mercado desde o ínicio.
As franquias também acabam sendo diretamente beneficiadas, já que, além de receberem os valores da compra das franquias por parte dos empreendedores, elas também recebem valores mensais, os quais são denominados como royalties, e existem para que os empreendedores possam continuar desfrutando de todas as vantagens e benefícios entregues pelo seu franqueador.
O sistema de franquias é realmente seguro? Vale mesmo a pena investir nele?
Muitos empreendedores que estão conhecendo agora o sistema de franquias acabam se perguntando se o mesmo é realmente seguro e se vale a pena o investimento, já que, diferentemente de um negócio tradicional, um negócio que se inicia através de uma franquia acaba exigindo maiores investimentos, os quais apresentam valores significativos e relevantes.
Bom, primeiramente devemos dizer que na atualidade já existe uma lei que regulariza todos os assuntos e pontos relacionados ao sistema de franquias, e por conta disso, tal sistema é totalmente seguro, portanto, não se preocupe com tal ponto. Já em relação a valer a pena o investimento, devemos dizer que tal ponto acaba variando de acordo com a franquia escolhida.
É necessário realizar uma breve análise para determinar quanto tempo a franquia conseguirá devolver os valores investidos, para que assim, você possa dizer por conta própria se uma franquia vale a pena ou não o investimento.
Como abrir uma franquia: Qual a melhor alternativa de franquia que existe na atualidade?
Caso você esteja se perguntando como abrir uma franquia, um ponto que deve fazer parte dos seus conhecimentos é que as franquias são divididas de acordo com o mercado que abrangem, e na atualidade, logo após o período de pandemia, um dos mercados mais vantajosos e benefícios que podemos observar é o alimentício, já que o mesmo cresceu de forma exponencial durante tal período, principalmente com o desenvolvimento do delivery, e é esperado que os seus números cresçam ainda mais.
4 dicas de como abrir uma franquia alimentícia
Para finalizar com chave de ouro, agora citaremos algumas dicas que você deve saber sobre como abrir uma franquia, para que assim, você possa garantir que o início do seu negócio terá total sucesso e prosperidade, evitando todos os problemas que podemos encontrar em tal fase. Estas dicas são:
- Escolha a melhor franquia;
- Invista no espaço físico;
- Busque potencializar as experiências dos seus clientes;
- Invista no marketing por conta própria (além do marketing realizado pela franquia em si).
Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de tudo que é necessário para saber como abrir uma franquia.