Pode-se dizer que, na atualidade, todos os tópicos que se relacionam com o sistema de franquias de alguma maneira acabaram ganhando uma maior atenção de todos, já que este sistema se tornou uma grande tendência para o futuro. Dentre os principais tópicos que podemos observar em crescimento, está a gestão de franquias o que é.
Por conta disso, fica fácil notar que muitas pessoas estão se preocupando com a gestão de franquias, e para auxiliar estas pessoas, nós da equipe To Go Congelados resolvemos separar e disponibilizar todas as informações referentes a este tipo de gestão no artigo a seguir, portanto, busque se atentar ao máximo no mesmo.
E gestão de franquias o que é?
Como você já deve saber, o sistema de franquias busca estabelecer uma expansão geral do negócio através da implantação de inúmeras unidades da mesma marca em localidades diferentes, possibilitando que a sua relevância dentro do mercado se potencialize com os negócios dos empreendedores que se tornaram franqueados.
Para isso, é fundamental que a marca principal tenha uma boa estrutura e planejamento, para que assim, todos os seus objetivos, recursos e planos sejam alinhados e definidos de forma segura e levando em consideração todos os pontos. Vale dizer que o mesmo ponto também acaba se aplicando aos indicadores de desempenho, já que eles deverão ser analisados de forma frequente, para assim, garantir que os resultados estão sendo positivos.
Além de se preocupar com os objetivos da própria marca e monitorar os seus resultados, o franqueador também possui um compromisso direto em auxiliar na gestão de todas as suas unidades, garantindo que tudo siga o plano e ocorra como o esperado. Tendo isso em mente, você já deve ter entendido a gestão de franquias o que é.
De uma maneira mais expressiva, podemos definir a gestão de franquias como um conjunto de esforços que a franqueadora deve ter, para que assim, a mesma possa se estabelecer no mercado através de seus franqueados (outras unidades), possibilitando que a marca cresça cada vez mais, atingindo metas e objetivos, além de claro, possibilitar que a adesão de novos investidores se torne uma realidade.
E como uma gestão de franquias eficiente funciona na prática?
Bom, podemos dizer que a gestão de franquias não é algo diferente do controle realizado por qualquer outro tipo de negócio, entretanto, tal gestão acaba apresentando algumas particularidades e características exclusivas, as quais são relacionadas diretamente a grande variedade e quantidade de stakeholders envolvidos, ou seja, de partes interessadas no negócio.
Mesmo se tratando de uma franquia, as preocupações com o público, fornecedores e concorrentes continuam, além, de claro, o planejamento ligado a localização, logística, estoque, marketing, compras e diversos outros aspectos. Por conta disso, muitos profissionais dizem e afirmam que a gestão de franquias é uma gestão “comum”, indiferente de todas as demais.
Quando nos referimos a uma gestão de franquias eficiente, estamos dizendo de uma gestão que consegue controlar todos estes pontos com total maestria, sem apresentar falhas ou problemas, e consequentemente, possibilitando que a marca se mantenha em crescimento contínuo dentro do mercado. Contudo, não é algo tão simples de se fazer, já que, como você deve ter notado, existem inúmeros pontos que fazem parte das preocupações gerais do franqueador.
Gestão de franquias o que é: 7 Dicas, cuidados e práticas para desenvolver uma gestão eficiente!
Agora que você já sabe gestão de franquias o que é, é fundamental que você entenda como começar a desenvolver uma boa gestão de franquias, e para isso, resolvemos separar algumas dicas, práticas e cuidados que devem ser tomados, para que assim, você possa realizar a gestão de maneira eficiente de todos os pontos citados mais acima, garantindo que a sua marca cresça cada vez mais. Estas dicas são:
- Faça todo o planejamento;
- Invista em capacitação;
- Estruture o know-how;
- Fique de olho nos números;
- Mantenha o padrão;
- Mire na expansão qualificada;
- Invista em tecnologia.
Com isso, finalmente podemos afirmar que você já sabe tudo que envolve gestão de franquias o que é, além de claro, já estar por dentro das principais dicas que são necessárias para conseguir desenvolver este tipo de gestão de maneira eficiente.