Bom, você de certo já deve ter notado que, na atualidade, milhares de assuntos e tópicos relacionados ao mercado e estratégias de marketing começaram a ganhar uma maior popularidade, algo que possui inúmeras fontes, entretanto, com certeza o aumento do número de empreendedores é uma das principais. Um grande exemplo destes assuntos são os relacionados ao Merchandising, já que inúmeras pesquisas em busca de informações que explicam o que é cross merchandising podem ser observadas diariamente na internet.
Tendo isso em mente, nós da equipe To Go Congelados resolvemos ir atrás destas informações por conta própria, e assim, as separamos e disponibilizamos no artigo a seguir, portanto, busque se atentar ao máximo no mesmo.
Mas afinal, o que é cross merchandising?
Antes de tudo, é fundamental que você entenda o que é cross merchandising em si, para que assim, tal definição lhe ajude a desenvolver uma ampla e sólida base de conhecimentos em relação ao assunto, e consequentemente, você possa se aprofundar no mesmo, sem gerar maiores dúvidas ou questionamentos de acordo com passar deste artigo.
Sendo assim, podemos lhe afirmar que a definição do Cross Merchandising pode ser resumida a tradução literal que esta expressão apresenta, sendo a seguinte:
Cross pode ser traduzido como cruzar, enquanto o termo Merchandising possui uma tradução que se remete a uma estratégia de marketing muito famosa e popular em todo o mundo, a qual busca realizar a exposição e comunicação visual de produtos dentro dos Pontos de Venda.
Sendo assim, quando juntamos estes dois termos e vamos observar as suas definições em conjunto, podemos chegar à conclusão que o Cross Merchandising significa a exposição cruzada ou venda cruzada de produtos.
Vale dizer que esta estratégia acaba sendo constituída de inúmeras ações e possibilidades práticas, mas que sempre apresentam um objetivo em específico, sendo ele: realizar a melhora da experiência de compra dos clientes, e assim, potencializar as vendas do negócio ao todo.
Mas por que o Cross Merchandising ganhou tanta popularidade na atualidade?
Com isso, podemos afirmar que você já sabe o que é cross merchandising em si, entretanto, ainda é fundamental entender porque esta expressão está ganhando tanta popularidade de atenção na atualidade, algo que fez com que a mesma se tornasse uma tendência no varejo em todo o mundo.
A partir da sua definição, você já deve ter notado que o Cross Merchandising é utilizado para chamar a atenção dos consumidores e clientes para determinados produtos, os quais são colocados lado a lado, com o intuito de induzir o consumidor a comprar mais produtos através do impulso.
Também vale dizer que o Cross Merchandising busca fazer uma total otimização dos espaços das lojas e negócios, para assim, facilitar a jornada de compras de todos os consumidores. Tal prática pode ser realizada de distintas formas, porém, as mais conhecidas são resumidas através de espaços temáticos ou até mesmo com oferecimento de ações interativas e prazerosas de degustação e experimentação, como as amostras gratuitas e brindes.
Sabendo disso, podemos observar com total clareza os números dos negócios e estabelecimentos que aplicam estratégias de Cross Merchandising e dos que não aplicam, os quais se diferenciam totalmente. A utilização do Cross Merchandising já se tornou um fator determinante sobre a popularidade e efetividade de venda dos negócios na atualidade, sendo assim, todos aqueles estabelecimentos que ainda não investem nesta ferramenta acabam ficando para trás dos demais, e por isso, o mesmo ganhou extrema popularidade na atualidade.
Conheça todas as principais vantagens do Cross Merchandising!
Para finalizar este artigo com chave de ouro, garantindo que você realmente está por dentro de todas as informações que explicam o que é cross merchandising, resolvemos trazer as principais vantagens que esta ferramenta consegue proporcionar a um negócio, que são:
- Potencialização do número de vendas;
- Otimização e facilidade para o consumidor;
- Melhora da experiência dos consumidores;
- Baixos custos de ativações;
- Inúmeras possibilidades de implementação nos estabelecimentos comerciais;
Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de todas as principais informações necessárias para compreender o que é cross merchandising e como o mesmo funciona, além de claro, já ter uma ideia básica de como aplicá-lo em seu negócio, algo que com certeza irá lhe ajudar a garantir maior prosperidade e sucesso, deixando o seu sonho de empreender e ter popularidade no mercado cada vez mais perto.