Não é nenhuma novidade que, na atualidade, milhares de pessoas desenvolveram o desejo de terem o próprio negócio, gerando assim, um grande aumento no número de empreendedores, deixando de lado a ideia de vender o seu esforço e mão de obra em prol de um salário fixo pelo resto da vida. Por conta disso, inúmeros tópicos e conceitos relacionados ao mundo de empreendedores, empresários e negócios passaram a ganhar uma maior atenção de todos, como por exemplo, o que é merchandising.
O merchandising pode ser classificado como uma das principais ferramentas que existem para as empresas e negócios potencializam as suas vendas e popularidade no mercado, e pensando nisso, nós da equipe To Go Congelados resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações que explicam o que é merchandising, algo que você poderá observar no decorrer do artigo a seguir.
Mas afinal, o que é merchandising?
Pode-se dizer que o merchandising se trata de uma ferramenta de marketing, a qual é constituída por um conjunto de técnicas, as quais são responsáveis pela informação e até mesmo apresentação destacada dos produtos dentro do ponto de venda, fazendo com que a rotatividade do ponto acelere de maneira significativa. Ou seja, podemos responder a pergunta sobre “o que é merchandising” da seguinte maneira: Se trata de uma atividade de promoções, para assim, acelerar as vendas de mercadorias.
Contudo, grande parte das pessoas esquecem de levar em consideração as diferentes técnicas e estratégias de marketing e vendas que podem ser utilizadas em conjunto com o merchandising, como por exemplo: técnicas de exibição, amostras gratuitas, demonstração no local, preços, caixas de estantes, ofertas especiais e inúmeras outras estratégias e métodos de ponto de venda.
Uma curiosidade sobre o merchandising, é que, mesmo sendo um termo que tem se popularizado somente na atualidade, o mesmo já existe há muitos anos, na realidade, é possível encontrar e observar vestígios de sua utilização desde a criação do próprio mercado em si, já que os compradores e vendedores sempre mantiveram e desenvolveram relacionamentos dinâmicos, onde os vendedores se concentram em fornecer uma determinada mercadoria com um valor suficiente para realizar a venda, enquanto os compradores analisavam se, em suas próprias situações, valia a pena ou não realizar a compra dos produtos.
Conheça alguns exemplos das principais estratégias de merchandising utilizadas na atualidade
Com isso, podemos dizer que agora você já sabe o que é merchandising na íntegra, contudo, é um fato que você ainda deve apresentar inúmeras dúvidas relacionadas a utilização desta ferramenta, suas principais características, vantagens e demais pontos relacionados a mesma, e por isso, continuaremos nos aprofundando no assunto.
Agora iremos dar uma maior ênfase a alguns exemplos das principais estratégias de merchandising que são utilizadas na atualidade, as quais também podem ser comparadas com as estratégias que eram utilizadas antigamente, como os hologramas que podem ser observados nos shopping centers, os quais podem ser comparados diretamente pelas técnicas utilizadas pelos encantadores de serpentes antigamente, os quais serviam para chamar a atenção dos turistas para as suas barracas.
Bom, este exemplo com certeza foi extremamente prática, e com isso, você já deve ter uma ideia melhor sobre o que é merchandising, porém, separamos os seguintes exemplos, os quais são mais atuais, e por isso, você poderá relacioná-los com a sua própria realidade, sendo eles:
- Vitrines bem posicionadas, e que chamam a atenção;
- Agrupamento de produtos que possuem certa relação;
- Boa sinalização de prateleira bem abastecidas;
- Anúncios na loja com a mercadoria;
- Amostras gratuitas e brindes;
- Itens promocionais em destaque.
Qual a verdadeira funcionalidade do merchandising?
Mesmo observando todas as informações que foram citadas acima, é um fato que grande parte dos novos empreendedores ainda acabam apresentando dúvidas relacionadas à funcionalidade e objetivos do merchandising, e por isso, separamos as principais características e vantagens que esta ferramenta consegue entregar aos empresários e empreendedores, que são:
- Maiores lucros;
- Clientes com maior satisfação;
- Clientes que ficam mais tempo na loja;
- Maior e mais ágil giro de estoque;
- Lealdade à marca;
- Maior reconhecimento da marca.
Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de todas as principais informações que são necessárias para compreender o que é merchandising, além de suas principais características, vantagens, funcionalidades e objetivos.