2

Royalties franquia: Descubra o que são e como funciona a cobrança destas taxas no sistema de franchising

Pode-se dizer que o sistema de franquias se tornou uma das alternativas mais conhecidas e populares para aqueles empreendedores que desejam iniciar o próprio negócio com uma maior segurança e resultados melhores, já que o ínicio de todos os negócios tradicionais acaba sendo uma fase extremamente complicada e cheia de riscos, algo que pode ser contornado com tal sistema. Por conta disso, alguns questionamentos, como por exemplo, o que são e como funcionam os royalties franquia começaram a aparecer em meio a internet.

 

Pensando nisso, nós da equipe To Go Congelados resolvemos separar e disponibilizar todas as informações relacionadas aos royalties franquia no artigo a seguir, portanto, busque se atentar no mesmo.

Mas afinal, o que são royalties franquia?

Bom, antes de tudo, é fundamental esclarecermos o que são os royalties franquia, para que assim, você possa desenvolver uma ampla e sólida base de conhecimentos referentes ao assunto, e consequentemente, possa se aprofundar no mesmo sem gerar maiores dúvidas e questionamentos.

 

De maneira geral, podemos dizer que os royalties estão presentes em todos os contratos e franquias da atualidade, já que eles se tratam de taxas periódicas, normalmente cobradas de forma mensal, onde a franqueadora cobra em prol da utilização da sua marca por parte do franqueado.

 

Algo que muitas pessoas não sabem, é que os royalties existem para que a marca franqueada possa continuar se beneficiando conforme o passar do tempo pelo contrato realizado, já que o franqueado acaba dispondo do nome da marca e de todo um suporte significativo para adentrar e participar diretamente do mercado.

 

Vale dizer que o termo “royal” se refere diretamente a alguma coisa que seja de propriedade ou de direito do rei, algo que foi passado para o sistema de franquias para sempre nos remetermos ao poder e influência que a marca possui, mesmo após realizar um contrato com o franqueado.

 

Bom, na grande maioria dos casos, podemos observar as franquias cobrando uma taxa que varia entre 4 e 10% de todo o faturamento bruto do franqueado para os royalties, contudo, há alguns casos em específico que tal valor pode variar entre 20 e até 40% de todas as compras realizadas em um período mensal (estes casos costumam se tornar uma realidade quando o franqueador é dono e fabricante de um produto único, o qual é vendido nas unidades franqueadas).

 

Mas porque os royalties franquia existem?

Agora é um fato que você já sabe o que são os royalties franquia, entretanto, será mesmo que você conseguiu entender quais são os objetivos presentes através da cobrança destas taxas? Bom, para garantirmos que tal ponto não se tornará uma dúvida, separamos tal tópico.

 

Se você já começou a busca por alternativas de franquias, de certo já deve ter notado que o sistema de franchising busca tratar de uma concessão do direito de exploração, já que o negócio franqueado já possui determinado sucesso dentro do mercado.

Contudo, mesmo com tal sucesso, não devemos descartar o ponto de que os franqueadores ainda necessitam realizar grandes investimentos para que consigam continuar obtendo resultados satisfatórios, e ainda assim, evoluir conforme o passar do tempo, e para isso, são cobrados os royalties nas franquias, para que os franqueados possam cobrir os gastos que foram realizados para a marca da franquia se tornar uma realidade e se manter no mercado, e ainda assim, para que a mesma grande alguns lucros, dando um sentido para o sistema de franchising.

Lei de franquias: Saiba o que a lei diz a respeito aos royalties

Para finalizar com chave de ouro, devemos comentar um pouco sobre os royalties franquia dentro da lei de franquias, algo que está presente na legislação deste sistema, e portanto, todos aqueles que desejam participar do mercado usufruindo deste sistema devem saber e conhecer tal citação da lei.

A Lei de Franquias diz que os royalties se tratam de uma “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”. Vale dizer que a Lei diz que o valor deve estar presente na Circular de Oferta de Franquia, ou seja, na COF. Com isso, finalmente podemos afirmar que você já sabe de tudo que diz respeito aos royalties franquia.

Compartilhe este post